Em Busca da Verdade...
Capítulo 6

Juizo Final

Capítulos

0- Introdução

1-Antes da Criação do Mundo

2- Período da Criação

3-Classificação dos anjos em relação aos povos da Terra

4-O Primeiro plano cristão - de Adão a Jesus (Dividido em 10 partes) leia as partes abaixo:

4.1-Adão o profeta

4.2- Adão a Noé

4.3- Primeiro pacto: Deus e Noé

4.4- Segundo pacto: Deus e Abrão

4.5-Terceiro pacto: Deus e Moises

4.6- Quarto pacto: Deus e Davi

4.7- Meios de comunicação

4.8- Análise do Profeta Isaias

4.9- Análise do Profeta Jeremias

4.10- Analise do Profeta Zacarias

5-O Segundo Plano Cristão- O Messias - apartir de Jesus (em 11 partes)

5.1- Jesus, o primeiro a ressuscitar dos mortos

5.2- Significado especial da palavra Vida e Morte

5.3- Cada um é responsável por seus atos

5.4- Os deveres dos servos Cristãos

5.5-Advertência às Igrejas Cristãs

5.6- Advertência aos Cristãos, para com o mundo espiritual

5.7- Relacionamento dos dois Adãos

5.8- Melquisedeque uma simples figura de Cristo

5.9- Jesus dá o relacionamento da família comforme quer

5.10- Classificação dos espíritos através do nascimento

5.11 Predições da vinda de Cristo nos últimos tempos

6-Juizo Final

7- Fim do Planeta Terra

 

 

 Examinando desde o início os textos bíblicos que falam da morte e ressurreição de Jesus,  pode-se analisar varias passagens  interessantes que  chamam atenção.    Alguns cristãos ou religiões nos dias de hoje, não querem crer que o arrebatamento já começou à partir do terceiro dia da crucificação e morte de Jesus.    É repetitivo mas necessário que se realce estes detalhes, da mesma forma que na Bíblia cada um relata várias vezes o mesmo assunto, deixando assim, profundamente gravado em  cada mente.

 

Mateus  cap. 27  vers.  46  a  55

 

 

46  E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

47  E alguns dos que ali estavam, ouvindo isso, diziam: Este chama por Elias.

48  E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.

49  Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo.

50  E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

51  E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.

52  E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;

53  E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos.

54  E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor e disseram: Verdadeiramente, este era o Filho de Deus.

55  E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir,

 

Veja o leitor que neste trecho, também se cumpre o que foi dito por Davi, no Salmo 69, que aflito por causa do pecado(SL69: vs2,3), pede clemência e misericórdia a Deus(SL69: vs 16), pedindo um resgate de sua alma (SL69:vs.18) e ele prevê o que acontecerá com ele: será dado vinagre para beber (SL46:vs 21).

Com a morte de  Jesus , rasgou-se o véu do Templo judeu  e cumpriu-se a profecia.   Todos aqueles que dormiram no Senhor subiram com Ele. Nota-se claramente  que Jesus  sobe  primeiro para o encontro com o Pai e, só depois, em seguida, é que sobem  os demais, que esperavam dormindo no Senhor, isto é, cumpriram as Escrituras e creram na Sua Palavra.      

 

S. João  cap. 20   vers.  1  -  e de  -11 a 18.

 

1-    E no primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.            

....

11- E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela pois chorando, abaixou-se para o sepulcro;

12- E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13- E disseram-lhe eles:  Mulher, porque choras?  Ela lhes disse:  Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.

14- E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.

15- Disse -lhe Jesus: Mulher, porque choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.

16- Disse-lhe Jesus: Maria! Ela voltando-se, disse-lhe: Raboni ( que quer dizer, Mestre).

17- Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

18- Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.

 

O que  chama atenção nestes trechos é que embora Jesus tenha se apresentado a Maria Madalena e aos apóstolos em varias ocasiões, eles não o reconheceram de imediato.   Eles só percebiam que era o Mestre, por alguns gestos ou palavras.  (Estaria Jesus falando por intermédio de outra pessoa?)       Tudo indica que Ele, Jesus, precisava de um tempo para se apresentar a Deus, e, depois, voltar em seu próprio corpo. Por isso pede a Maria Madalena no versículo 17, “Não me detenhas, porque ainda não subi  para o Pai.”     

Oito dias depois, estando Jesus novamente com os apóstolos, tirou a dúvida de Tomé, um dos doze, o único que não estava na aparição anterior de Jesus para os apóstolos, apenas ouviu o que os outros disseram, mas não acreditou,  até que Jesus pediu que viesse tocar em suas feridas para que pudesse crer! Será que ele não acreditou devido ao fato de que Jesus estava  representado com outra aparência?

 

S. João  cap. 20  vers. 25 a 31.

 

25- Disseram-lhe pois os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhe: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. 26- E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e

27- Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não seja incrédulo, mas crente.

28- Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

29- Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

30- Jesus pois operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro

31- Estes, porem, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.     

    

Fica-se a imaginar como será o fim do mundo e quando o Senhor Jesus virá para o arrebatamento final e  Juízo sobre os seres viventes, (os remanescentes dos últimos tempos), anunciado por quase todas as religiões, seitas e credos.    Com os versículos bíblicos que se  conseguiu selecionar neste capitulo,   poderão concluir, que o Juízo já foi iniciado há muito da nossa época e que  já estamos entrando praticamente nos tempos do fim do planeta terra.

Será que os cristãos não estão agindo exatamente como  os judeus agiram, deixando a vinda do Messias, tão esperada, passar despercebida?

Será que no tempo atual , não estaremos já nos últimos dias?

Passou-se mais de dois mil anos de sua crucificação e  redenção. Junto com Ele, Jesus, foram arrebatados aqueles que cumpriram as leis de Deus,  naquele dia, quando se rasgou o véu do Templo, Tornando-se então possível, o seu retorno para o Paraíso. Como Jesus promete ao ladrão arrependido, ao seu lado na cruz.


S. Lucas  cap. 23  vers. 43

 

43- E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

 

S. Marcos cap. 13  vers. 30 - 32

 

30 Em verdade vos digo que não passará esta geração, até que todas essas coisas aconteçam.

31 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

32 Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai.

 

Vamos prosseguir nos textos chamando a atenção do leitor para que leia pausadamente, pois, apesar do trecho estar claro, às vezes poderá passar despercebido.

Jesus, no seu sermão profético descrito por S. Lucas e Mateus, falando dos sinais que viriam acontecer no final dos tempos diz:

 

S. Lucas - Cap. 21 -  Vers. 31 a 33

 

31  Assim também vós, quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o Reino de Deus está perto.

32  Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça.

33  Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.

 

Mateus - Cap. 24 - Vers. 34 e 35

 

34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram.

35 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.

 

São palavras muito fortes para deixarmos passar em branco.   Pois bem, Jesus quando fez este sermão já estava prestes a ser preso e condenado.   Ele, Jesus, sabia que algo de terrível iria acontecer consigo, mas  Ele não poderia, por sua vontade, voltar atrás, pois disse em meditação:  “Pai, se puderes, passa de mim esse cálice.”     Falava, naturalmente, do seu julgamento,  condenação e execução.      Fato este que consumado, passou a ser um marco da humanidade.     À partir da sua morte material,  Ele ressurge dos mortos materialmente e espiritualmente, sendo o primeiro a ressuscitar para a vida eterna e o primeiro a ser julgado, sendo o primogênito dos escolhidos.  Morto em Adão e vivificado em Cristo.         Depois Dele seguiram os que creram na sua palavra e em suas obras, iniciando o   Juízo Final e o arrebatamento dos escolhidos.      Portanto Ele falou:   “Não passará essa geração até que tudo aconteça .“   Falava sim, do início do julgamento final.  Cumpria-se então, o esperado dos cristãos.  Mas muitos esperam que aquele início de julgamento ainda esteja por vir.    Quando, à bem da verdade, o mesmo já se iniciou, como acabamos de ler, naquela geração de Jesus.                                                    

Leremos a partir deste ponto um grande número de textos, muitos já lidos, porém vem a ser a confirmação das afirmações deste livro, e apesar de cansativo, gostaria que o leitor lesse todos os textos.

I  S. Pedro - Cap. 4  - Vers. 16 a 19

16 Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.

17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?

18 E se o justo apenas se salva, onde comparecerá o ímpio e o pecador?

19 Portanto também os que padecem segundo à vontade de Deus encomendem-lhes as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.

 

Outros textos que se relacionam com esse assunto.

 

S.  João - Cap. 16 - Vers. 7 a 12

 

7  Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.

8  E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:

9  do pecado, porque não crêem em mim;

10  da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

11  e do juízo, porque o príncipe deste mundo está julgado.

12  Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

 

Aos Filipenses - Cap. 3 - Vers. 9 a 14  (12 e 13 )

 

9  e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé;

10  para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte;

11  para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos.

12  Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

13  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,

14  prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

 

S. João - Cap. 12 - Vers. 28 a 32  (importantes 28 e31)

 

28- Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.

29- Ora, a multidão que ali estava, e que a tinha ouvido, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: um anjo lhe falou. 

30 Respondeu Jesus: Não veio esta voz por minha causa, mas por causa de vós.

31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.

 

S. João - Cap. 11 - Vers.  24  a  26

 

24 Disse-lhe Marta: Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, do último dia.

25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

 

S. João - Cap.  9 - Vers.  39

39 Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.

 

Jesus declara-se filho de Deus e igual ao Pai 

S. João - Cap.  5 - Vers.  20 a 29  (25)

 

20  Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.

21  Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.

22  E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo,

23  para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou.

24  Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

25  Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

26  Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo.

27  E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem.

28  Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

29  E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.

 

Paulo procura esclarecer a situação do momento.

Aos  Romanos  - Cap.  8 - Vers. 18 a 39 (29 e 34 )

 

18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.

20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,

21 Na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;

23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.

24 Porque em esperança somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará?

25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.

28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;

30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.

31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?

33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;

34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;

35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.

38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

 

S. Mateus - Cap. 12 - Vers. 17 a 21 

 

17  Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz:

18  Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu Espírito, e anunciará aos gentios o juízo.

19  Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz;

20  Não esmagará a cana quebrada e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo.

21  E, no seu nome, os gentios esperarão.

 

Mateus - Cap. 12  - Vers. 33 a 37

 

33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom; ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

34 Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

35 O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

36 Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.

37 Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

 

S. Mateus - Cap. 13 -Vers. 24 a 30

 

24  Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo;

25  Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se.

26  E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.

27  E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio?

28  E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?

29  Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.

30  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

 

 S. Mateus - Cap. 23 - Vers. 13 a 39

 

13  Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando.

14  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso, sofrereis mais rigoroso juízo.

15  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

16  Ai de vós, condutores cegos! Pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.

17  Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o templo, que santifica o ouro?

18  E aquele que jurar pelo altar, isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.

19  Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar, que santifica a oferta?

20  Portanto, o que jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está.

21  E o que jurar pelo templo jura por ele e por aquele que nele habita.

22  E o que jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.

23  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.

24  Condutores cegos! Coais um mosquito e engolis um camelo.

25  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.

26  Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

27  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia.

28  Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

29  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos

30  e dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.

31  Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.

32  Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.

33  Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?

34  Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade,

35  para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.

36  Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração.

37  Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

38  Eis que a vossa casa vos ficará deserta.

39  Porque eu vos digo que, desde agora, me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor!

 

Também poderíamos colocar o texto de S. Mateus - Cap. 25 - Vers. 30 a 46, porém este texto foi lido no capítulo anterior na pág. 358, caso o leitor queira ler estes versículos, gostaria que prestasse a atenção nos versos: 34, 41, 44, 45 e 46.

 

Aos  Efésios - Cap. 1  - Vers. 1 a 14 (10/11/12 /13)

 

1  Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus:

2  a vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

3  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,

4  como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,

5  e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

6  para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.

7  Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo 9as riquezas da sua graça,

8  que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,

9  descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,

10  de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;

11  nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,

12  com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;

13  em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;

14  o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.

 

S. Lucas - Cap. 9 – Vers. 23 a 27

 

23  E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

24  Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará.

25  Porque que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?

26  Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.

27  E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o Reino de Deus.

 

Oséias  - Cap. 6 - Vers. 1 a 7 ( 2 e 6 )

 

1  Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.

2  Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele.

3  Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

4  Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa beneficência é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.

5  Por isso, os abati pelos profetas; pela palavra da minha boca, os matei; e os teus juízos sairão como a luz.

6  Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

7  Mas eles traspassaram o concerto, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.

 

Os últimos textos escolhidos são do livro de Apocalipse, escrito por São João, o discípulo preferido de Jesus.

Após ter escrito o Evangelho de São João em vinte e um capítulos e mais três cartas sendo a primeira em cinco capítulos e o restante em apenas um, escreve esse ultimo – Apocalipse ( segundo a ordem do cânon )  que significa: “Revelação”;   Forma particular de profecia;   ou Escrito Profético.

O livro realça a consagração dos escolhidos,  Aqueles que vencerão frente às tentações do mundo terreno e pagão.

Faz apologia sobre o numero sete,  participante de quase todos os capítulos de Apocalipse.

Retrata em visões, do que originou o Planeta Terra.

Adverte as igrejas;  Realça o nascimento de Jesus através da Virgem Maria, revelando o inicio do principio do fim dos tempos.

Faz revelações surpreendentes através de suas visões.

Compara e descreve tudo o que vê, com as coisas do seu dia-a-dia.   ( Imagine-se uma visão na época em que ele, João, viveu. )

As armas usadas em seu tempo eram a espada, lança, catapulta ( lançadora de pedras ), entre outras.

Como meio de transporte, havia bigas e liteiras.   Como pessoa simples que era,  à sua frente, então, aparece em forma de visão, um helicóptero de combate, um avião supersônico, do tipo Concorde.   Ele, como em um filme, através da sua mente, visualiza uma cena de combate, ( tipo da guerra do Vietnã. )    Descreve líderes de guerra. Dá exemplos da primeira e segunda guerra mundial, que revela a soltura da besta ou satanás, ou ainda, a antiga serpente , que faria mal aos homens e perseguiria os escolhidos.

Descrição de um helicóptero de guerra, onde repetiremos mais alguns textos já lidos.

andes05p

Apocalipse – Cap. 9 - Vers. 7 a 10

 

7 A aparência dos gafanhotos era semelhante à de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia como que umas coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.  8 Tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como os de leões.

9 Tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros de muitos cavalos que correm ao combate.

10 Tinham caudas com ferrões, semelhantes às caudas dos escorpiões; e nas suas caudas estava o seu poder para fazer dano aos homens por cinco meses.

 

 

 

Descrição de um avião de

 combate.

Apocalipse - Cap. 9  - Vers.  17   a  19 

b117 E assim vi os cavalos nesta visão: os que sobre eles estavam montados tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saíam fogo, fumaça e enxofre.

aviao de combate18 Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.

b1 serpente19 Porque o poder dos cavalos estava nas suas bocas e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas eram semelhantes a serpentes, e tinham cabeças, e com elas causavam dano.

 

 

Apocalipse - Cap. 10  - Vers. 4 a 11

 

4 Quando os sete trovões falaram, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu que me dizia: “Guarda em segredo o que falaram os sete trovões e não escrevas”. 5 Então o anjo, que tinha visto de pé sobre o mar e a terra,  levantou a mão direita para o céu,

6 E jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos,   que criou o céu e tudo o que nele há, a terra e tudo o que nela há, o mar e tudo o que nele há: “Já não haverá tempo (*),

*(Comentário:  A partir do momento que a humanidade através da ciência descobrir o segredo da vida, coisa que hoje já está em andamento, inicia-se então a sétima trombeta, não haverá então tempo para se fazer mais penitência ou reencarnação.)

 7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a trombeta, o mistério de Deus se cumprirá, assim como anunciou a seus servos, os profetas”.

8 A voz, que ouvira do céu, falou de novo e me disse: “Vai pegar o livrinho aberto da mão do anjo que está sobre o mar e a terra”. 9 Dirigi-me para o anjo, pedindo que me desse o livrinho. Ele me respondeu: “Toma e come. Amargará teu ventre mas em tua boca será doce como mel”. 10 Peguei o livrinho da mão do anjo e me pus a comê-lo. Em minha boca era doce como mel mas, depois de comer, senti amargas minhas entranhas. 11 Disseram-me, então: “É preciso que profetizes de novo a muitos povos, nações, línguas e reis”.

 

Neste texto de Apocalipse,  vemos a chegada de mais uma besta, ou seja,  o anti-cristo.

Na visão do autor, a primeira e a segunda besta retratam o domínio de um povo através de seu líder, envolvendo a humanidade em duas grandes guerras. Atingindo especificamente o extermínio do povo escolhido (Judeus). No entanto, apesar do poderio e das atrocidades cometidas, o alvo não foi atingido, uma vez que este episódio já faz parte da história e o povo escolhido, já se reergueu novamente e se tornando um Estado independente, na Terra Santa. Existem vários estudos a respeito do número da besta (666), mas torna-se irrelevante esta busca, pois o que deve prevalecer é a busca da Palavra de Deus para a Salvação de nossas almas, pois o tempo está se esgotando.

 Apocalipse - Cap. 13 - Vers. 11 a 18

11 E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão.

12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada.

13 E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens;

14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.

15 Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.

16 E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte,

17 para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

 

 

João é transportado para outro lugar, onde será a Nova Jerusalém (Vida Eterna).Onde não haverá mar. Aqui na terra a nossa matéria está vinculada à água, porém no Universo estará vinculada ao Espírito.

Apocalipse - Cap. 21 - Vers. 1 e 2

 

1  E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

2  E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada  (ornada)  como uma esposa ataviada (enfeitada) para o seu marido.

 

João neste texto, nos traz várias mensagens, porém, a mais relevante é que a partir de Jesus, aqueles que forem fieis e permanecerem na sua palavra, vão descansar de seus trabalhos, e suas obras o seguirão. Alcançando assim o seu objetivo de retornar para o Universo. E para aqueles que não alcançaram a salvação, não haverá mais tempo para retorno. Perecerão.

 

 

Apocalipse - Cap. 14  - Vers.  6 a 18

 

6  E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo,

7  dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

8  E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu! Caiu Babilônia, aquela grande cidade que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição!

9  E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão,

10  também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

11  E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome.

12  Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

13  E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.

14  E olhei, e eis uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, um semelhante ao Filho do Homem, que tinha sobre a cabeça uma coroa de ouro e, na mão, uma foice aguda.

15  E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e sega! É já vinda a hora de segar, porque já a seara da terra está madura!

16  E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada.

17  E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda.

18  E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda e vindima os cachos da vinha da terra, porque as suas uvas estão maduras!

 

S. Lucas  - Cap. 17 - Vers. 21 a 26

 

21 Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.

22 Então disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis.

23 Dir-vos-ão: Ei-lo ali! ou: Ei-lo aqui! não vades, nem os sigais;

24 Pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

25 Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração.

26 Como aconteceu nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem.

 

 


 

 

Copyright © 2008, www.embuscadaverdade.com.br. All rights reserved.
Webmaster : J.E.S.