Em Busca da Verdade...
Capítulo 2

PERÍODO DA CRIAÇÃO
LIMITAÇÕES DO TEMPO DA TERRA
UM DIA PARA DEUS, MIL ANOS PARA O HOMEM

Capítulos

4-O Primeiro plano cristão - de Adão a Jesus (Dividido em 10 partes) leia as partes abaixo:

5-O Segundo Plano Cristão- O Messias - apartir de Jesus (em 11 partes)

Vamos lembrar da distancia das galáxias: 1Ano luz = 10 trilhões de kms

 

Vamos entender o

 que significa a palavra HOMEM  em Gen 1:26 e 27


Øאָדָם(âdâm)- Dicionário hebraico - Strongs- ref. 120 – ser humano (indivíduo ou espécie); humanidade; mostrando sangue na face; em hebraico esta palavra denota homem de baixo grau comum

 

Ø

אָדָם

(adam) -  Dicionário 

Consiso do Hebraico-

Kohlenberger; Swanson ref.132 – humanidade; homem; humano; face avermelhada (devido ao sangue passar para o rosto); terra vermelha; cor da pele; terroso

 

 

Ø

Dicionário Teológico do Velho Testamento    (Theological Dictionary of the Old Testament), Volume 1 (editado por  Botterweck e Ringgren, traduzido para o inglês por John T. Willis, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1977, pgs 75-87) Øadham, significando “HOMEM" ou nome próprio "Adão"... Geralmente aparece em textos de prosa com artigo e em textos poéticos sem artigo. Predominantemente, esta palavra ocorre como coletivo singular designando uma classe (como “humanidade" em Português), e no entanto pode ser traduzida como “humanidade" ou como plural “homens." Ao mesmo tempo, é usado muitas vezes como indivíduos.... e funções adjetivas (“humano”) ou indefinidas (“alguém"), mas nunca aparece no plural ou em construção ..... {pg 75}...........Ø

O uso da palavra ^adham^ no primeiro (velho) testamento apresenta uma das mais fortes evidências do universalismo ancião israelita. Na maioria das passagens que usam a palavra “adão” incluindo os textos mais antigos, é claro que esta palavra não tem por intenção ser referida particularmente aos israelitas, mas a todos os homens....{pgs 83-84}

 

ØA Teológica Palavra do livro da Bíblia (A Theological Word Book of the Bible)- (editado por Alan Richardson, New York: Macmillan, 1950, pág 15)
ØAdão. A palavra original significa um ser humano (cf. Gen. 2.5) ou coletivamente Humanidade (Gen.1.26). Apenas para para o propósito de mito [A história de Adão e Eva] começa a ser um nome próprio. (A exata etimologia da palavra é duvidosa.) Nós podemos pleitear uma sanção bíblica para a afirmação que Adão é Todo Homem. O mito foi, no entanto, levado literalmente por séculos; era tradicionalmente acreditado que Adão era o primeiro Humano

 

 

 

Muito se fala de Adão e Eva. A maioria das pessoas relaciona os dois com a maçã proibida e o princípio de tudo - Adão comeu a maçã e nós é que levamos a culpa - São ditados populares. São muitas as menções e imaginações em relação a este episódio bíblico e passaremos a analisar, neste capitulo.
O autor foi à procura do significado da palavra Adão. Surpreendeu-se com uma versão bem diferente da que havia ouvido na maioria das explicações dos pregadores cristãos, pois na reflexão à história contada, não achava sentido que, partindo de um casal pudesse surgir uma humanidade inteira, com diversas raças distintas. Geneticamente falando, cria-se uma total contradição dentro da lógica das coisas e dos princípios do próprio cristianismo. Jamais se pode imaginar e aceitar que um pai pudesse casar ou ter relações sexuais com uma filha, ou um filho com a mãe, ou mesmo o relacionamento entre irmãos.
À partir deste significado, as pesquisas do autor tomaram um outro rumo e começaram a fazer sentido os relatos bíblicos, dentro de uma lógica !
Todo este plano foi feito por Inteligências fora dos limites humanos. Com um pouquinho de atenção pode-se verificar que, hoje, nossos cientistas com alta tecnologia, já estão criando seres humanos em laboratório, então, não seria difícil imaginar a formação de um povo ou raça, formado à partir deste principio genético, por Deus
Outro assunto que causa dúvida é a formação do mundo em sete dias. Todo cristão movido pela fé, não questiona a maneira que as igrejas, através dos seus orientadores transmitem esta mensagem. Ela passa despercebida e é aceita de forma normal. A fé é inquestionável, você acredita e pronto. Para muitas pessoas isto é o suficiente, e não podemos tirar de maneira nenhuma e sob nenhum pretexto o mérito das igrejas cristãs que trouxeram a fé através do conhecimento do Evangelho, e chegaram até nossos dias com seus pastores e teólogos. No entanto, o autor não viu lógica em muitas explicações das igrejas, como por exemplo, a formação da Terra de segunda a domingo, dias normais da terra, onde em um estalar de dedos começariam a se mover e tudo estaria resolvido. Em pesquisa e estudos bíblicos mais profundos, verifica-se que a resposta está no relato de vários profetas e apóstolos da própria bíblia.
Se no princípio Deus criou os céus e a Terra, e a Terra era sem forma e vazia, Ele não poderia ter considerado os nossos dias para fazê-la; ( e ainda considerando que os dias nos Pólos são diferentes dos dias do Equador ). Portanto o homem, quem sabe, até se perderia na contagem do tempo. Assim, devemos considerar dias do Universo, para a formação biológica do planeta Terra, sete mil anos na terra, ou seja, sete dias de Deus, como analisaremos logo abaixo.
Vamos nos aprofundar um pouco na analise de duas palavras chaves: Adão e Zorobabel.

Vocabulário
ADÃO - O sentido do termo Adão é extremamente contraditório e oferece uma vasta gama de significados.
Quando um judeu pronunciava esta palavra, estava longe de pensar antes de tudo, no primeiro Homem: Habitualmente, e com razão, o termo é traduzido por: Homem em geral, gente, ou o ser humano - Predominando claramente o sentido coletivo.
O mesmo se verifica na expressão Filho de Adão, que não indica jamais um descendente do indivíduo Adão, mas encontra-se em paralelo com Homem, designa uma pessoa, ou uma coletividade.
Utilizada em contraste com Deus, a expressão realça, como o termo carne, a condição perecível e débil da Humanidade: Os "Filhos de Adão vem a ser, portanto, os entes humanos segundo sua condição terrestre. É o que insinua a etimologia popular de adamah = solo. Adão é o terroso, aquele que foi feito do pó do chão.

ZOROBABEL = HEBREU: Gerado (zoro) na Babilônia (babel).
Obs. Encontramos o nome Zorobabel também na Genealogia de Jesus, em S. Lucas - cap 3 vers. 27
Analisaremos abaixo um trecho do Salmos de Davi capítulo 90 e versículos de 1 a 4, que se encontra no primeiro (velho) testamento, neste trecho com algumas linhas apenas, verifica-se que em primeiro plano aparece a figura do Criador realçada com todo o poder - " Tu és Deus " - Em seguida, vers. 3, o mesmo Criador reclama o retorno dos seus filhos após um período de desgarramento, como uma prova da sua lealdade, atribuindo este retorno à uma vontade própria de cada criatura por Ele criada. (Livre arbítrio)
No vers. 4, abre um novo horizonte em relação aos dias ou à referência dos sete dias de Deus, tanto mencionados. Começa a clarear a forma que teríamos que entender. Creio que como no Universo os pontos de referência são outros ( São milhares de Galáxias ) e o tempo, naturalmente nem deve existir, nos dá uma pequena idéia do Seu tempo : Um dia do Universo equivale à mil anos para os terrenos; Portanto, o mundo teria sido feito em sete mil anos terrenos e não em sete dias da semana.

SALMOS ( por Moises ) - cap. 90 vers. 1 a 4
1 Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
2 Antes que os montes nascessem, ou que Tu formasses a Terra e o Mundo, sim, de eternidade a eternidade, Tu és Deus.
3 Tu reduzes o Homem à destruição: e dizes: Volvei, filhos dos Homens.
4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite,

Também no Segundo testamento, podemos observar a mesma lógica em relação ao tempo de Deus, pois os apóstolos tinham um grande conhecimento do Primeiro Testamento como veremos abaixo.
Vocabulário: longânime = generoso

II EPÍSTOLA DE S. PEDRO - Cap. 3 vers. 8 a 9
8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia.
9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânime para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

Verifica-se no texto, que há uma confirmação no primeiro versículo 8, do texto anterior e a mesma chamada para os seus filhos, agora de maneira mais objetiva , quanto à razão desta criação. Pois fala em um arrependimento e na vontade de que nenhuma alma se perca. Dá a entender que todos os seres criados aqui na terra estão em penitência por um pecado de origem, no qual há um tempo para resgatá-lo. Mostra uma razão para que Ele, Deus, tenha tornado o mundo habitável , no qual os seres viventes travam uma luta individual, a onde a vitória viria com o comprimento das Leis Divinas, atendendo o chamado de Deus.
Determina-se também um início e programa um fim em um tempo aparentemente indefinido.

OSÉIAS - Cap. 6 vers. 1 a 2
1 "Vinde, retornemos ao Senhor! Porque ele despedaçou e nos há de curar; ele feriu e nos ligará a ferida.
2 Após dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos restabelecerá e nós viveremos em sua presença.

Atenção para estes dois versículos, quando Ele diz: depois de dois dias nos dará a Vida ( lembrando que dias de Deus = dois mil anos - após Jesus ter Ressuscitado ) - Já se passaram esses dois mil anos, portanto, este século é o terceiro dia ! Estaríamos nós entrando nos últimos 500 anos?
Este texto abaixo esclarece um pouco mais a respeito dos dias pequenos da humanidade.

ZACARIAS - Cap. 4 - Vers. 5 a 10
5 Então respondeu o Anjo que falava comigo, e disse: Não sabes tu o que isso é? E eu disse: Não, Senhor meu.
6 E respondeu, e me falou, dizendo: Esta é a Palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas pelo meu espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
7 Quem és tu ó monte grande? Diante de Zorobabel serás uma campina; Porque ele trará a primeira pedra com aclamações: Graça, Graça a ela.
8 E a Palavra do Senhor veio de novo a mim dizendo:
9 As mãos de Zorobabel têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão, para que saibas que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós.
10 Porque, quem despreza o dia das cousas pequenas? Pois esses se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel: os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a Terra.

Estes trechos de seis versículos assinalam três fatos muito importantes : O primeiro é que, fazendo uma ligação direta com o pecado de origem no Universo, cada um é responsável por si, no seu resgate de volta para o Universo. Não por força nem por violência, mas por sua consciência e um estado de direito através das leis, recebidas por Moises ( Tábua das leis ) .
O próximo item refere-se à fundação da Terra, a qual tem relação direta com aquele que nasceu na Babilônia, o Verbo, também Sabedoria, mencionada anteriormente em Provérbios cap. 8 vers. 22 a 36 , no qual resume toda a existência do Planeta . E por último, no vers. 10 de Zacarias cap.4, Ele alerta para que aqueles que desprezarem os prazeres exagerados deste mundo, os abusos para com o seu próximo e forem desprendidos da matéria, se alegrarão quando chegar a hora do Julgamento, porque creram em uma vida eterna e viveram complacentemente. Isto porque tudo foi criado para ser usufruído por todos para sua sobrevivência, tanto de frutas como alimentos de varias espécies, mas sempre obedecendo ao bom senso, o equilíbrio e as Leis Divinas. Estes, se alegrarão pois acaba a expectativa e não terão nada a temer. Pois se tudo é perfeito no Universo, há algo a esperar com alegria.
O que leremos neste final do capitulo terceiro, são trechos chaves do capítulos 1 e 2 do Gênesis com o intuito de entendermos que tudo que Deus criou, o criou com alma vivente. Também leremos dois versículos do cap. 9 , onde isto é reafirmado.

GENESIS - Cap. 1 vers. 20 a 21
20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
21 E Deus Criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.

GENESIS - Cap. 1 vers. 24 a 31
24 E disse Deus: Produza a Terra alma vivente conforme a sua espécie; gado e répteis, e bestas-feras da Terra conforme à sua espécie. E assim foi.
25 E fez Deus as Bestas-feras da Terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da Terra conforme a sua espécie e viu Deus que era bom.
26 E disse Deus: Façamos o Homem à nossa imagem conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a Terra.
27 E criou Deus o Homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; Macho e Fêmea os criou.
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a Terra, e sujeitai-a; E dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a Terra.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente, que está sobre a face de toda a Terra; e toda a árvore, que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da Terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da Terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento. E assim foi.
31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom: E foi a tarde e a manhã o dia sexto.

GENESIS - Cap. 2 vers. 1 a 2
1 - Assim os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabados.
2 - E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obras, que tinha feito.

Observação: No versículo 1, esse exército, refere-se às legiões de Anjos que combateram no Universo e foram atirados aqui na Terra.

GENESIS - Cap. 9 vers. 2 e 3(O pacto de Deus com Noé)
2 E será o vosso temor e vosso pavor sobre todo o animal da Terra, e sobre toda a ave dos céus; Tudo o que se move sobre a Terra, e todos os peixes do mar, na vossa mão são entregues.
3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.

Encerrando este segundo capitulo, verificamos através dos textos lidos que existiu uma razão muito forte para que Deus criasse a Terra com seus habitantes. Deus nos deixa claro que existe uma contenda com o povo da Terra (II Pedro 3:9) e que nosso tempo está próximo (Oseias 6:1 e 2).


Voltaremos a tratar deste assunto um pouco mais adiante.

 

Capítulo 3

 

Muitas igrejas tradicionais afirmam que Deus criou o homem em 7 dias de 24hs (dia e noite)

ØAchamos isso um pouco improvável, pois a própria palavra nos diz que 1 dia para Deus são 1000 anos para o homem. (em se tratando de noite e dia – não só temos os dias de 24hs., como também temos os dias de 6 meses, onde nos pólos os dias  e as noites duram 6 meses cada)
ØVamos ver o que acham os Judeus:
ØO Sr. Dr. Yitzhak I. Hayutman, que é Diretor de pesquisa e desenvolvimento da Academia de Jerusalém em um papel escrito em hebraico chamado “Mudaut” # 29 em Junho de 1988 afirma:
Ø… no mínimo em se tratando da criação do mundo (Olam) ou na passagem de mundo para mundo (deste mundo para o mundo vindouro) um “dia para Deus”(Sl 90) é como mil anos . Esta identificação é achada em muitos lugares na Kabala e também em referências cristãs (Pedro; Agostinho). O próximo passo que os Kabalistas têm é que cada um dos seis dias descritos em Gêneses se refere a um período de mil anos. Através disto, novamente chegamos na conta de um Mundo/Olam  em seis mil anos....
 Dr. Yitzhak I. Hayutman

Qual é a visão Judaica? Novamente o Dr. Yitzhak I. Hayutman, que é Diretor de pesquisa e desenvolvimento da Academia de Jerusalém  afirma:

Ø....A História de Gênesis....estas são na verdade duas histórias....de acordo com a “Kabala” (Judeus tradicionais místicos) colocam a criação, a formação e o agir como fatos totalmente diferentes.
Ø A primeira das duas histórias enfatiza a situação dos “seis dias”(6000 anos) – Uma progressão ordenada onde nos leva a criação da “criatura” chamada adão....A segunda história do Adão (homem) agindo e com uma consciência...
A mesma palavra “adão” tem uma multitude de significados. A mesma palavra significa uma   pessoa individual e também todas as pessoas da humanidade sem nenhuma exceção

Dr. Yitzhak I. Hayutman

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ØSegundo comentários  da Bíblia de estudo do Pe. Mattos Soares (uma das mais respeitadas pela fiel tradução da Vulgata) coloca Zorobabel como Símbolo do Messias
ØZoro=gerado
ØBabel =Babilônia
Zac.7:12 (Homem cujo nome é Oriente) = No hebráico, Rebento (no ínicio do desenvolvimento; Renovo) É ZOROBABEL, que levará a termo a construção do edifício da nova casa de Deus. Reunirá em sua pessoa os dois poderes: o régio e o sacerdotal, em      perfeita harmonia

 

Copyright © 2008, www.embuscadaverdade.com.br. All rights reserved.
Webmaster : J.E.S.